Escolher onde morar não é tarefa das mais fáceis! E se você paga aluguel, nem sempre o imóvel que você visita atende plenamente às suas necessidades.

Ter dúvidas na hora de alugar um imóvel é mais comum do que você imagina! Por isso, escrevemos este artigo para te ajudar a listar algumas questões que precisam ser esclarecidas antes de você tomar a decisão de alugar uma casa ou apartamento. Continue lendo até final e saiba qual o imóvel ideal para você.

Quanto vai pesar no seu orçamento?
A primeira questão a ser avaliada é a financeira. Pagar aluguel é pesado e compromete grande parcela do orçamento familiar. Por isso, o primeiro passo quando se está pensando em alugar um imóvel é fazer as contas. Coloque na ponta do lápis todos os seus gastos! Pense em tudo o que você vai precisar gastar para morar naquele lugar. O ideal é o que o valor do aluguel seja, no máximo, correspondente a 30% do seu salário líquido. Se você obedecer a esse limite, o risco de você não conseguir pagar diminui bastante.

Casa ou apartamento?
Pergunte-se: Qual é o imóvel ideal para mim? Provavelmente, se você mora sozinho, sua resposta será bem diferente de quem tem uma família com 3 filhos, por exemplo.
Vale lembrar que o mercado imobiliário nos oferece inúmeras opções, como apartamentos, casas, casas em condomínios, quitinetes, flats, entre outros. Porém, cada imóvel corresponde a um perfil de cliente.
Por isso, você precisa adequar o imóvel que você procura às suas reais necessidades. Se você mora sozinho, por exemplo, não faz muito sentido alugar uma casa com 3 quartos, não é mesmo?

Localização estratégica
Como é o bairro onde você está planejando morar? Além de considerar se é um bairro seguro e tranquilo, você também precisa saber o que o entorno da moradia oferece. Você precisa saber se há escolas próximas, hospitais, comércios em geral. Uma boa localização é essencial para facilitar a rotina dos moradores.

Liberdade ou privacidade?
O que é mais importante para você? Se você conseguir responder a essa pergunta com facilidade, já é meio caminho andado para a escolha do imóvel ideal. Considere sua rotina, as atividades diárias, o que te faz feliz quando está em casa, nas horas de lazer.

Crianças irão morar no imóvel?
Se você tem filhos pequenos deve considerar alugar um imóvel que atenda as necessidades deles também. Crianças, geralmente, precisam de espaço para brincar. Uma casa com quintal pode, talvez, ser uma opção melhor que um apartamento.
Mas, se sua escolha for um apartamento, observe se o imóvel tem rede de proteção nas janelas, se há corrimão nas escadas e se o condomínio conta com playground. Esses itens podem fazer toda a diferença na hora de alugar um imóvel, no caso de famílias com crianças.

Você tem pets?
Os bichinhos de estimação também precisam de conforto, não é mesmo? Então, não se esqueça deles na hora de escolher sua nova moradia. Mesmo que pequeno, um quintal pode trazer a liberdade que todo pet precisa para viver feliz!

Você já se fez todas essas perguntas? Se ainda não fez, sugiro que comece a questionar… Assim, fica bem mais fácil escolher onde morar! Caso ainda tenha dúvidas, um especialista imobiliário, vai poder te auxiliar com isso! Entre em contato agora mesmo.