O que esperar do mercado imobiliário em 2020? Quem é investidor ou está se planejando para comprar um imóvel próprio, provavelmente, já fez esta pergunta e precisa mesmo se informar…

O fato é que com a queda histórica da taxa Selic, o mercado como um todo está otimista e tudo indica que as condições de financiamento ficarão ainda melhores. Assim, garantindo a retomada do crescimento. 

Os especialistas já vêem um cenário positivo, o que garantiria a retomada do crescimento e, consequentemente, o reaquecimento da economia brasileira, de forma global.

Quer saber quais são os principais fatores que vão influenciar as tendências 2020 para o mercado imobiliário? Continue a leitura e prepare-se para um ano promissor.

#FATOR 1: Juros em queda 

Em novembro do ano passado, a taxa Selic atingiu 5% ao ano.  Foi uma verdadeira injeção de ânimo para o mercado imobiliário! A poupança passou a captar mais recursos – utilizados para o crédito residencial – o que colaborou para a baixa dos juros. Intensificou-se a competitividade entre os bancos, o que contribuiu, e muito, para a redução das taxas de financiamento. Como a inflação está estável, a tendência é que as taxas continuem em queda e os financiamentos cresçam cerca de 10% em 2020.

#FATOR 2: Lançamentos imobiliários em alta

Nos últimos meses, ficou evidente o aumento no número de lançamentos de imóveis por todo o país, desde as faixas mais baixas – Programa Minha Casa, Minha Vida – até os empreendimentos de alto padrão. O crescimento foi de 11,8% no segundo trimestre de 2019 em comparação ao mesmo período de 2018. Este cenário acarretou consequente aumento no número de vendas de imóveis, que subiu cerca de 16%, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção.Ou seja, com estoques mais ajustados à demanda, há um certo equilíbrio no mercado, o que se reflete em melhores  perspectivas de preços.

Agora que você já sabe quais os principais fatores que vão influenciar o mercado imobiliário em 2020, já pode se preparar melhor para seus investimentos. No entanto, vale lembrar que embora as expectativas sejam otimistas, incertezas políticas e econômicas podem colocar tudo a perder.

E você? Quer ficar por dentro de outros assuntos referentes ao mercado imobiliário? Navegue pelo nosso blog e encontre inúmeras informações úteis para te ajudar a decidir pelo melhor investimento.